RESULTADOS EXPRESSIVOS EM SUA LAVOURA

O que é Mistura Calcário e Gesso?

É a simples mistura controlada de dois insumos já utilizados largamente na agricultura: Calcário e Gesso. Esta mistura é registrada no Ministério da Agricultura como Fertilizante Mineral Misto, onde são garantidos teores dos macro nutrientes secundários (Cálcio, Magnésio e Enxofre), que tem sua concentração variável por conta do tipo de calcário utilizado e da proporção das misturas. As misturas mais comuns de calcário : gesso são: 1:1, 2:1, 3:1 e 4:1, porém, dependendo da necessidade do cliente, a Embracal pode fazer outras proporções de mistura.

Para que serve?

A mistura calcário e gesso tem as funções somadas dos dois insumos. Fornecer Cálcio, Magnésio e Enxofre, além de ter efeitos na elevação do pH, neutralização do alumínio tóxico e correção da salinidade do solo. Com estas propriedades a mistura contribui de forma efetiva para a construção da fertilidade do solo, criando um meio adequado para a adubação e o desenvolvimento saudável das plantas.

Equivalente em acidez dos principais adubos

  • Uréia
  • Sulf. Amônio
  • MAP
  • Nitrocálcio

Assimilação de Nutrientes (N-P-K) x PH

  • N
  • P
  • K

Fonte: Embrapa

Por que comprar a mistura?

A mistura de calcário e gesso vem para auxiliar os produtores rurais na hora de preparar o solo para plantio, e para a aplicação em superfície em culturas perenes e semi-perenes, visando a correção da acidez do solo e o incremento nutricional de cálcio, magnésio e enxofre. Com apenas uma operação o agricultor aplica os dois insumos, evitando assim a compactação excessiva do solo, e reduzindo o tempo e os custos das operações. Além disso, na compra da mistura Embracal, o produtor terá a certeza de que a mistura foi feita de forma criteriosa, garantindo-se a proporção e homogeneização correta dos insumos.

Para compra de volumes menores o agricultor também terá a vantagem de conseguir fechar uma carga completa de caminhão ou carreta, otimizando o frete e reduzindo significativamente seu custo.

Como definir a mistura adequada e a dose?

Para se chegar na mistura adequada e sua dose, o critério mais correto, seria a definição da quantidade de calcário e de gesso necessários, calculadas separadamente, e a partir daí, dependendo destes resultados, chegar-se-á a melhor proporção da mistura e sua quantidade.
Os cálculos para definição das doses de calcário e gesso podem ser vistos neste site nas páginas destes insumos. Qualquer dúvida contate um Engenheiro Agrônomo da Embracal.
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments