Logo Embracal Branco

Rentabilize
Sua lavoura

Quase todos os solos brasileiros são ácidos, o que prejudica ou mesmo impede o desenvolvimento de qualquer cultura comercial. A principal função do calcário agrícola é corrigir esta acidez e fornecer dois importantes nutrientes, o cálcio e o magnésio.

Qual a importância
do calcário agrícola?

O Calcário agrícola EMBRACAL é um produto natural, originário da fina moagem de rochas sedimentares, tradicionalmente utilizadas na agricultura como corretivo da acidez do solo. Sua composição básica são os Carbonatos de Cálcio (CaCO2) e Carbonatos de Magnésio (MgCO2). Possui umidade natural, facilitando uma aplicação homogênea do produto, com baixa deriva, elevado rendimento operacional no campo, e sem a necessidade do uso de equipamentos especiais.

A sua granulometria variada proporciona resultados no solo que atendem às necessidades da planta no prazo desejado, além de conferir um efeito residual mais prolongado. Essa característica vai resultar em reaplicações menos frequentes, com menor custo operacional no médio e longo prazo.

Metus semper2011
Lacus luctusAntonio Citterio
Ornare justo300cm-650cm
Adipiscing quisPanchina 750

Sendo recomendado para a calagem em culturas anuais, implantação de culturas semi-perenes e perenes, plantio direto e pastagens.

Aumento da eficiência dos fertilizantes pela correção da acidez

A tabela abaixo ilustra bem porque a acidez do solo deve ser corrigida. Tomando-se os principais fertilizantes da qualquer fórmula NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) em solos com o pH5,0 por exemplo, realizando a adubação, sem previamente se fazer a calagem, o agricultor jogará fora metade do Nitrogênio, 68% do Fósforo e 65% do Potássio. Como estes os fertilizantes são bem mais caros que o calcário, e a planta não responderá, compensaria diminuir a dose de fertilizante e corrigir o solo com calcário.

Nitrogênio

Fósforo

Potássio

Cálcio

Magnésio

Enxofre

pH 4,0

0

0

0

0

0

0

pH 4,5

20

30

30

20

20

40

pH 5,0

50

32

35

40

40

80

pH 5,5

75

40

70

50

50

100

pH 6,0

100

50

90

67

70

100

pH 6,5

100

100

100

83

80

100

Através da correção da acidez do solo, o calcário agrícola traz diversos benefícios

Com a aplicação correta do calcário agrícola no solo, as vantagens para a plantação de culturas são excepcionais.

  • Diminui o efeito tóxico do Alumínio (Al)
  • Aumenta a atividade microbiana e a liberação de nutrientes pela decomposição da matéria orgânica
  • Melhora as propriedades físicas do solo, proporcionando melhor aeração e circulação de água
  • Aumenta o desenvolvimento radicular, que faz com que as plantas aproveitem os nutrientes de um volume maior de solo e as torna mais resistentes a falta de chuvas
  • Consequentemente aumenta a produtividade das culturas pelo resultado de um ou mais benefícios citados anteriormente
  • O Magnésio, em grande quantidade em nosso calcário, entra na formação da clorofila e é importantíssimo para o acúmulo de açúcar pelas plantas e aumento da resistência a altas temperaturas
  • Diminui a fixação do Fósforo (P)
  • Aumenta a disponibilidade do Nitrogênio (N), Fósforo (P), Potássio (K), Cálcio (Ca), Magnésio (MG), Enxofre (S) e Molibdênio (Mo) no solo
  • Aumenta a eficiência dos fertilizantes evitando seu desperdício
  • O Cálcio fornecido pelo calcário entra na formação das células das plantas aumentando a resistência dos tecidos as agressões externas como pragas e ventos

Utilize sempre o calcário agrícola da Embracal para um melhor resultado na lavoura.

Parcerias

Buscando oferecer as melhores opções técnicas e econômicas para cada região do Estado de São Paulo, aliado à nossa eficiente logística de transporte, a EMBRACAL desenvolveu parcerias com as melhores empresas de corretivos de diversas regiões. Assim, conseguimos atender as diversas necessidades de nossos clientes, oferecendo produtos com diferentes teores de magnésio, de granulometria mais fina, a granel ou em “big bags”, provenientes de jazidas metamórficas dos Estados de Minas Gerais, Paraná ou São Paulo.

Qualidade em primeiro lugar

A qualidade dos Calcários agrícola Embracal é garantida por um programa de Controle de Qualidade, onde a EMBRACAL coleta o produto de suas associadas e envia para análise no laboratório do Departamento de Ciências Exatas, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), com quem mantem contrato para as avaliações periódicas da qualidade.

Qualidade em primeiro lugar

A qualidade dos Calcários agrícola Embracal é garantida por um programa de Controle de Qualidade, onde a EMBRACAL coleta o produto de suas associadas e envia para análise no laboratório do Departamento de Ciências Exatas, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), com quem mantem contrato para as avaliações periódicas da qualidade.